PROTEOFOBIA - MEDO DE DIETAS COM ALTA INGESTA PROTEICA


Artigo by Dr. Flavio Formigoni

Nutricionistas, por favor, atualizem-se, na Medicina o que há alguns anos era fato, com o evoluir da ciência acaba se mostrando como mito... Nossa Ciência está em constante evolução! Neste artigo mostram que a dieta hipoproteica não melhora a função renal de pacientes com insuficiência renal! E não existe um só artigo confiável que prove que dieta hiperproteica ou uso de creatina causem lesão renal! PROTEÍNA e CREATINA NÃO CAUSAM LESÃO RENAL!!! (by Flavio Formigoni)
PROTEOFOBIA - Nutrologia em Nefrologia e Nutologia Esportiva
Lembro-me muito bem dos professores da Nefrologia horrorizados nos vendo tomar shakes protéicos e creatina. Lembro-me muito bem de serem enfáticos ao afirmarem como verdade absoluta e incontestável a necessidade de dieta hipoproteica para pacientes em insuficiência renal. Lembro-me muito bem de minhas dúvidas a respeito desta dita verdade incontestável..
Vamos por partes às evidências, o que interessa hoje a Medicina:
1 - Em 2008 estudo da USP demonstra não existir impacto negativo sobre a função renal em uso de suplementação com creatina.
2 - Em 2010, o mesmo grupo demonstra que, mesmo em um paciente com nefrectomia unilateral e com função renal diminuída, não houve piora após uso de creatina.
3 - Em 2011, o mesmo grupo de pesquisadores mostra que, também em mulheres menopausadas, não houve piora da função renal em uso de creatina.
4 - Ainda em 2011, novamente o grupo da USP prova a segurança no uso de creatina para mais um grupo de pacientes, diabéticos tipo 2.
5 - Em 2013, o mesmo grupo avança mais em suas pesquisas, demonstrando que dietas ricas em proteína e associadas a suplementação com creatina não têm impacto negativo sobre função renal.
6 - SURPREENDENTE!!! Em 2011, Uma metanalise sobre restrição protéica em portadores de Insuficiência Renal Crônica conclui: "não há evidência clinica convincente de que dietas com restrição protéica acrescentem benefícios além do que proporciona o bloqueio de angiotensina em pacientes com IRC, e dietas hipoproteicas estão associadas com declínio estatisticamente e clinicamente significativo em marcadores nutricionais nesta população, que já apresentam altos índices de desnutrição pela própria natureza da doença"!!!!!
Diante disto, é necessário que novos conceitos e estratégias de orientação Nutrológica sejam adotados tanto para a população geral, mas principalmente para diabéticos e pacientes com insuficiência renal crônica, em relação à prevalente Proteofobia que domina esta área há mais de 70 anos.
Por Dr Flávio Formigoni


Bem Vindo!!!

Esperamos que o Blog seja mais uma ferramenta de aprendizado na busca da sua formação integral!